Quinta-feira, 27 de Outubro de 2011
technology pieces #0

[ Códigos de Barras ]

Código de barras é uma representação gráfica de dados numéricos ou alfanuméricos.(Wikipédia)
existem diferentes tipo de códigos de barras e um determinado leitor óptico não é capaz de ler qualquer tipo de código de barras, deverá ser configurado para ler correctamente o código que lhe é apresentado. algumas normas de padronização são internacionalizadas o que permite a aplicação de um código único e exclusivo reconhecido no mundo inteiro, o que impulsionou em muito o sucesso desta tecnologia em muitas áreas. conceptualmente é simples a é base da tecnologia de automação comercial. (http://msdn.microsoft.com/pt-br/library/cc580676.aspx)

tipos de códigos de barras:
UPC/EAN > codificação de tamanho fixo até doze dígitos
CÓDIGO 39 > codificação alfa-numérica, códigos longos
CÓDIGO 128 > codificação alfa-numérica mais ampla do que no CÓDIGO 39
INTERCALADO 2 DE 5 > simbologia muito compacta
POSTNET > codificação do código de endereçamento postal
PDF417 > código de barras 2D (bidimensional)

[ QR CODES ]

O QR Codes, acrónimo de quick response,  é uma evolução dos tradicionais códigos de barras permitindo guardar mais informações que ficam armazenados numa imagem repleta de pontos. contêm na maior parte das vezes um url que por sua vez poderá dar acesso a mais informações sobre o elemento. o seu uso é çlivre de licenças e é definido e publicado de acordo com o padrão ISO.

Quantidade de caracteres que podem ser armazenados:

•    Numéricos: 7.089.
•    Alfa-numérico: 4.296.
•    Binário (8 bits): 2.953.
•    Kanji/Kana (alfabeto japonês): 1.817

( nota apenas um tipo não todos simultaneamente ;) )

[ RFID ]

RFID, acrónimo de Radio-frequency identification ou identificação por rádio frequência é um método de identificação automática através de sinais de rádio. Uma etiqueta ou tag rfid  é um pequeno objecto que contem um chip que guarda informação que pode ser transmitida/acedida dependendo se é passiva, semi-passiva ou activa.
O leitor de rfid é o componente que permite a comunicação entre o sistema de RFID e um sistema externo de processamento da informação. (http://pt.wikipedia.org/wiki/Identifica%C3%A7%C3%A3o_por_radiofrequ%C3%AAncia)

[ Marcas Fiduciais ]

São imagens que contêm características visuais fáceis de serem extraídas da imagem capturada. o processo de reconhecimento de um fiducial é baseado em informações topológicas e detecção de linhas.
Existem dois tipos de marcas as pontuais e as planares, baseadas em um ou mais pontos de correspondência respectivamente.

 
[ Realidade Virtual - RA ]

Realidade Aumentada é uma tecnologia que permite mesclar ambientes reais com virtuais, o que invevitavelmente amplia as possibilidades de interacção humano-computador.
Realidade Aumentada é um ambiente que envolve tanto realidade virtual como elementos do mundo real, criando um ambiente misto em tempo real (Ronald Azuma). De acordo com a mesmo autor um sistema de realidade aumentada deve combinar elementos virtuais com o ambiente real; ser provido de interactividade e processamento em tempo real; ter três dimensões.
 




.mais sobre mim
.pesquisar neste blog
 
.Novembro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
17
18
19

20
21
22
23
24

27
28
29
30


.posts recentes

. [elevator pitch #0]

. patterns #0

. lineup

. technology pieces #0

. brief story

. nível #0

.arquivos

. Novembro 2011

. Outubro 2011

blogs SAPO
.subscrever feeds